top of page
Buscar
  • Foto do escritorÍcaro Jorge

Famílias monoparentais são foco de artigo na 53ª edição da Revista Científica do IBDFAM

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM


Uma mãe no tablet com dois filhos.
Famílias monoparentais


Entre os destaques da 53ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões está o artigo “A criação do programa de espaço infantil noturno como ação afirmativa no diálogo cidade-universidades: uma reflexão sobre famílias monoparentais e a atuação do Estado na proteção às famílias”, de autoria do especialista Ícaro Jorge da Silva Santana, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.


A revista científica é uma iniciativa do IBDFAM. Assine e receba o seu exemplar em casa.

No artigo, o autor analisa o Projeto de Lei 81/2018, da Câmara Municipal de Salvador, a partir do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa no âmbito do Município de Salvador (Lei 9.451/2019), com base nos conceitos de famílias monoparentais e da garantia da dignidade.


De acordo com Ícaro, o objetivo é promover uma compreensão interdisciplinar entre as políticas públicas de ações afirmativas e a proteção das famílias monoparentais pelo Estado. O autor acredita que o tema “desloca a ótica privatista de famílias para o foco na formulação de políticas públicas voltadas ao bem viver das famílias monoparentais, num cenário do qual mulheres negras mães solo são afetadas pelo racismo estrutural e pelo machismo”.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page